A semente, quando incluída na alimentação, promove a saciedade, auxilia na redução do colesterol e oferece muitos outros benefícios à saúde
Você provavelmente já viu à venda em lojas de produtos naturais ou, ao menos, ouviu alguém falando sobre a semente de girassol. Mas será que conhece, de fato, os benefícios que este alimento pode oferecer à saúde?
A semente de girassol é extraída da flor do girassol – planta originária da América do Sul, que, de forma geral, apresenta grande utilidade para a população. Isso porque quase todos os seus derivados são aproveitados: desde as flores, para ornamentação, até as folhas; e, em sua semente, estão diversos nutrientes que trazem importantes benefícios à saúde.
“A semente de girassol é considerada um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais”, comenta a nutricionista Clarisse Zanette, Mestre em Ciências Médicas, pós-graduada em Nutrição Clínica e Metabólica, pós-graduanda em Fitoterapia Funcional e coordenadora e docente da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (RS).
Abaixo a profissional explica por que a semente de girassol é um alimento tão benéfico e como pode ser incluída na alimentação.
Composição nutricional e benefícios da semente de girassol
Clarisse Zanette destaca que a semente de girassol é fonte de: vitaminas do Complexo B, Vitamina E, Vitamina C, magnésio, cálcio, selênio, Ômega 3 e Ômega 6.Por isso, a semente de girassol oferece inúmeros benefícios. Entre eles:
- É indicada para ser consumida como lanches, para aumentar a sensação de saciedade, por isso, pode auxiliar no processo de emagrecimento;
- Tem efeito anti-inflamatório;
- Auxilia na função intestinal;
- Auxilia na redução do colesterol;
- Reduz a formação de radicais livres (que afetam negativamente o organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas);
- Aumenta a oxigenação das células;
- Auxilia nos sintomas da menopausa, entre outros benefícios.
Como incluir a semente de girassol na alimentação
A recomendação diária é de uma colher de sopa. “A semente de girassol pode ser acrescentada ainda nas saladas ou em sucos”, acrescenta a nutricionista.
Confira abaixo uma receita de salada com semente de girassol:
Ingredientes
- 10 folhas de alface
- 10 folhas de rúcula
- 1 cenoura crua ralada
- 1 beterraba crua ralada
- 1 colher (sopa) de tomate seco
- 3/4 xícara (chá) de mussarela de búfala picada
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol torradas
- 1/2 cebola picada
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 dente de alho amassado
- Sal e pimenta do reino a gosto
Contraindicações e cuidados com o consumo da semente de girassol
“O que devemos tomar cuidado é com a quantidade de semente de girassol consumida, para não aumentar as calorias da dieta”, destaca a nutricionista Clarisse.
Ainda de acordo com a profissional, o consumo da semente de girassol é muito eficaz na complementação da dieta. “Embora ela tenha nutrientes, o ideal é que se faça uma combinação entre outros alimentos saudáveis para que seus nutrientes sejam digeridos e absorvidos, ou seja, apresentando uma boa biodisponibilidade”, destaca.
Ou seja, mais uma vez reforça-se a necessidade de seguir uma alimentação balanceada para usufruir, de fato, dos benefícios que os alimentos podem oferecer.
Semente de girassol x óleo de girassol
Além da semente de girassol, é possível encontrar o óleo de girassol, que é extraído da semente da planta.“O óleo de girassol também é um alimento rico em vitaminas, principalmente a Vitamina E, que desempenha um papel importante no metabolismo”, destaca a nutricionista Clarisse. “É eficaz no alivio da tensão pré-menstrual, melhora a acne, a aterosclerose, a diabetes, é antioxidante, e oferece ainda outros benefícios”, diz.
Ainda de acordo com a nutricionista, o óleo de girassol é indicado para temperar as saladas – devem ser usadas de 1 a 2 colheres de chá – e não deve ser aquecido, nem substituído pelo óleo de cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário