Benefícios do café preto


O café preto é uma bebida muito consumida no mundo todo. Mas algumas pessoas têm preconceito com o café. Aquelas pessoas que costumam tomar café em pequenas doses beneficiam a saúde. Existem pessoas que tomam café apenas para satisfazer o prazer de degustar a bebida.
O café é rico em minerais, ácidos clorogênicos, vitamina B, antioxidantes naturais e nutrientes que auxiliam na prevenção da depressão e conseqüências dela como, alcoolismo, consumo de drogas e tabagismo.
Três ou quatro xícaras de café é a quantidade diária que os especialistas recomendam. O ideal é consumir 500mg de cafeína, pois essa quantidade estimula a memória, aprendizado escolar, concentração.

Os americanos consomem aproximadamente quatrocentos milhões de canecas de café por dia.
O café é uma bebida muito estudada e apresenta benefícios para a saúde, apesar de existir muitas controvérsias dos efeitos dele para a saúde.

O café é fortemente pulverizado, portanto uma caneca de café não orgânico contém uma certa dose de pesticida tóxicos.
O ideal é beber café descafeinado, pois pessoas encontram problemas com a cafeína. O café deve ser consumido em pequenas quantidades para usufruir dos benefícios dessa bebida saborosa.

Algumas pessoas acreditam que o café se associa a diversos riscos para a saúde, porém pesquisas sugerem o consumo de café, pois ele trás uma série de benefícios para a saúde se consumo em pequenas quantidades (duas canecas por dia). Estudos apontam revelam que o café proporciona efeitos que protegem contra algumas doenças como asma, cirrose hepática, diabetes do tipo dois, cálculos biliares, doença de Alzheimer, golpes, dores de cabeça, doença de Parkinson e cancro do cólon.
A cafeína vicia, por isso os jovens que trabalham ou estudam não podem tomar mais que duas canecas por dia para o corpo não viciar à estimulação da cafeína.

Apesar de todas as alegações de saúde, a cafeína é estimulante. A dependência da cafeína melhora o desempenho e ainda salienta o corpo de todas as tensões.

Para aquelas pessoas que acham que o café não faz bem para a saúde, uma boa alternativa é recorrer ao chá que possui menos teor de cafeína. O chá também contém antioxidantes assim como o café. Entre todos os chás que beneficiam a saúde, o chá branco é o mais processado e contêm mais antioxidantes. O chá verde e o chá preto também contêm mais antioxidantes.
O café não é o líquido mais saudável para beber, mas se preferir beber café escolha os cafés orgânicos.

------------------------------------------------------------------------------
Benefícios do café para a saúde

É muito difícil alguém que não toma café logo no café da manhã ou depois do almoço ou durante a tarde. O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. São poucas as pessoas que sabem que o café consumido em doses pequenas pode trazer benefícios para a saúde, além de uma simples degustação.
Muitos estudos consideram o café um alimento funcional, pois ele previne doenças e ainda proporciona benefícios para os fins terapêuticos, incluindo o tratamento de diversas doenças.

Além da cafeína, o café é composto de potássio, rico em minerais, zinco, cálcio, magnésio, vitamina B, ferro, uma significativa quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e ainda nutrientes que ajudam na prevenção de doenças como tabagismo, depressão, alcoolismo e o consumo de drogas.
Consumir de três a quatro xícaras de café equivale a quinhentas mg de cafeína, que estimula a memória, atenção, concentração e aprendizado.
Estudos realizados na Universidade de Harvard concluíram que quem consome cerca de seis xícaras de café por dia diminui o risco do organismo desenvolver diabetes do tipo dois em vinte e oito por cento. São os antioxidantes que auxiliam no controle dos danos causados às células que contribuem para o desenvolvimento da diabete.
Os antioxidantes combatem até a celulite. Homens que consomem café regularmente conseguem prevenir em até oitenta por cento do desenvolvimento do Mal de Parkinson.
O café diminui os níveis de colesterol do sangue, previne alguns tipos de câncer (reto e cólon), emagrece e auxilia no combate das doenças do coração.
O café contém algumas substâncias que previne o Mal de Alzheimer e demências.
A cafeína retarda a deterioração mental das mulheres idosas. O café atua na memória de pessoas portadoras de doenças degenerativas, pois a cafeína age como se fosse um estimulo no sistema nervoso central.

Se os impactos do café forem pesados na balança, os efeitos positivos do café se sobressaem sobre os negativos. O consumo de café não deve ultrapassar seis xícaras para o organismo não saturar de cafeína. O café deve ser tomado até quinze minutos depois de coado, pois depois desse tempo ele oxida.