Muitas pessoas são intolerantes a lactose e busca ter uma alimentação saudável sem o consumo de lactose.
Muitos alimentos industrializados utilizam o leite nas suas fabricações. O que muita gente não sabe é que não é só no leite e nos seus derivados que contém lactose.
Existem alimentos que contém lactose, os que contêm baixo teor de lactose e os que não contêm lactose.
- Alimentos que contêm lactose: leite condensado integral/desnatado/ de ovelha, vaca e cabra, leite integral/desnatado, barras de cereais com cobertura de chocolate, iogurte, chantilly, requeijão, queijo processado, queijo fresco, maionese industrializada, molhos, mistura para bolos, creme de leite integral, desnatado, achocolatado, ovos mexidos, pudim, purê de batata, risoles, biscoito recheado, panquecas, temperos industrializados, adoçantes, licores cremosos entre outros alimentos.
- Alimentos que contém baixo teor de lactose: manteiga, margarina, iogurtes com lactobacilos vivos, queijos maturados (queijo parmesão), chocolate meio amargo/ amargo, leite fermentado, leite com baixo teor de lactose. Atenção! Alguns alimentos podem ter variações dependendo da marca, por tanto sempre leia o rótulo.
- Alimentos sem lactose: geléias, pão de forma integral, leite condensado de soja, doce de soja, creme de leite de soja, leite de coco, iogurte a base de soja, chantilly vegetal, pão Frances, carne grelhada, biscoito integral, mostarda, maionese caseira, massa para pastel, tofu, sorvete de fruta, cacau em pó, cereais matinais, massas, tahine, doces em calda, quindim, merengue, balas de coco. Atenção! Alguns alimentos podem ter variações dependendo da marca, por tanto sempre leia o rótulo.
Geralmente os alimentos vêm rotulados avisando que não contém lactose. Alguns alimentos devem ser lidos nos rótulos para não causar nenhum problema.
O leite é um alimento básico da alimentação. A pessoa intolerante não pode consumir leite, pois a lactase presente no intestino não consegue processar as moléculas de leite, causando então a fermentação. Já que o leite não possível consumir, é fundamental substituir o leite por outros alimentos que forneçam cálcio.
Temperos para salada, balas, misturas para bolo, batatas, desjejuns instantâneos e adoçantes dietéticos em compridos contém lactose. Fiquem atentos.
Alergia a lactose em bebês
Infelizmente alguns bebês são alérgicos a lactose. Os bebês que são intolerantes a lactose não têm a capacidade de digerir no intestino o açúcar do leite.
Para suprir as necessidades de cálcio é preciso consumir três copos de leite todos os dias, porém as crianças que são intolerantes, dependendo do nível de intolerância, só podem tomar um copo de 200 ml, mais que essa quantidade pode causar dor de barriga e outros sintomas. Já alguns bebês não podem consumir nem 200 ml.
Quando o bebê é intolerante a lactose é porque o intestino dele não é capaz de produzir lactase, que é a enzima que processa o açúcar na hora da digestão. Se o açúcar não é processado na hora da digestão, os sintomas causam desconfortos.
A desnutrição pode causar intolerância, pois o organismo deixa de fabricar a lactase que é responsável por quebrar a lactose.
Existem disponíveis no mercado leites que suprem as necessidades de cálcio e ainda contém baixos teores de lactose, ou ainda não contém lactose.
A única maneira de tratar a lactose em bebês é evitar e excluir o leite e seus derivados da alimentação dos pequenos. Produtos industrializados que contêm lactose também precisam ser evitados. Às vezes alguns produtos que as mães não imaginam contem leite, por isso estejam sempre atentas. Antes de oferecer qualquer alimento, sempre leia os rótulos.
Não é porque a mãe desconfia de intolerância a lactose é que ela pode excluir o leite da alimentação do bebê, é sempre necessário consultar um médico especialista.
A intolerância a lactose é diferente da alergia a lactose. Quando o bebê tem alergia ao leite, qualquer contato com a substância causa alergia. Se o bebê tem intolerância a lactose ele pode tomar uma mamadeira de leite e não passar mal. Alguns bebês têm dor de barriga só de provar um docinho de leite.
Se o médico especialista em alergia cortar o leite e os derivados da alimentação do seu filho, é fundamental ficar preocupada se o bebê esta recebendo os nutrientes necessários para o seu organismo. O cálcio presente no leite pode ser obtido através de verduras, cereais entre outros alimentos.