sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Propriedades da linhaça dourada

A linhaça é um alimento que contém nutrientes básicos (proteínas, carboidratos, fibras e gorduras), possui elementos que diminuem os riscos de algumas doenças, aumenta a defesa orgânica e ainda é capaz de diminuir o envelhecimento celular. A linhaça é considerada um alimento funcional por conter todos esses benefícios.
Na semente de linhaça são encontrados ácidos graxos poli-insaturados como, por exemplo, ômega 3 e ômega 6, além de fibras alimentares que afirmam as propriedades de alimento funcional. Entre todas as sementes que existe na natureza a semente da linhaça é a fonte mais rica de ômega 3.
A semente de linhaça pertence a família Linácea e é de origem asiática. Existem dois tipos diferentes de linhaça, a marrom e a dourada. Não existe nenhuma diferença na composição nutricional nos dois tipos, elas contêm os nutrientes iguais, embora a linhaça marrom seja cultivada nas regiões quentes e úmidas com agrotóxicos, a linhaça dourada é cultivada em regiões frias e de forma orgânica.
Além da linhaça ser fonte de ômega 3 e ômega 6, ela ainda contêm vitaminas, minerais e lignana. A semente de linhaça é a mais rica fonte de lignana, e esse componente é capaz de prevenir o câncer de mama, pois contém 27 componentes anticancerígenos e apresenta uma estrutura similar do estrógeno que auxilia na prevenção dos sintomas da menopausa.
Com todas essas propriedades, a linhaça é considerada um alimento saudável e é indicado incluir na alimentação. A semente de linhaça tem baixa caloria.
As fibras presentes na linhaça normalizam os índices de glicose e colesterol presentes no sangue, regulam o intestino e previnem o câncer de colón.
A gordura presente na linhaça é antioxidante, proporcionando muitos benefícios para o organismo, ela impede a formação de placas de ateroma e previne doenças cardiovasculares, ajuda a construir moléculas de hemoglobina que transportam oxigênio pelo sangue, renova as células, estimula a produção de prostaglandinas que auxiliam na circulação sanguínea e ainda remove o excesso de sódio nos rins, diminui a retenção de líquidos e ainda atua no sistema imunológico.
Tanto a linhaça marrom quanto a dourada contém vitamina A, E, B1, B12, zinco, ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio, selênio e manganês. É por isso que a linhaça é tão importante para o organismo.
Inclua a semente de linhaça na sua alimentação diária, pois é um alimento fundamental para a saúde. A linhaça em pó traz mais benefícios, pois sua casca dificulta a digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário