A digestão começa pela boca. Diversos processos químicos vão transformar os alimentos que consumimos em compostos digeridos em partículas pequenas que passam pelos nossos órgãos.
Quando comemos qualquer alimento, os dentes começam a dividir e triturar os alimentos em partículas menores. O atrito entre os dentes junto com o auxilio da língua e da saliva que umedecem os alimentos e transformam as partículas menores em um bolo alimentar. Os alimentos devem ser muito bem triturados para que as enzimas possam conseguir entrar sem contato com as partículas de alimentos para conseguir desmontar totalmente as moléculas de comida. Quanto menor a partícula de comida maior vai ser o trabalho da enzima.
Depois de a comida virar bolo alimentar ela desce pela faringe, passando pelo esôfago e até chegar ao estômago.
A produção de suco gástrico no estômago começa a quebrar as proteínas do bolo alimentar. Em seguida os alimentos são empurrados através de movimentos peristálticos para o intestino delgado onde os alimentos serão molhados pelos sucos digestivos que são produzidos pela parede do intestino, pâncreas e fígado.
É na parede do intestino que os sensores estimulantes vão estimular os hormônios da digestão e fabricar secreções dependendo da necessidade mais ou menos hormônios digestivos.
O intestino delgado é divido em três partes a primeira é o duodeno que possui cerca de doze dedos de comprimento. É no duodeno que a enzima tripsina é produzida pelo pâncreas e é nessa região do intestino delgado que o processo de quebra das proteínas continua.
A segunda parte do intestino delgado é subdividida em jejuno e íleo, pois é nessa região que a enzima peptidases completa a transformação das proteínas em aminoácidos. A maltose que é uma enzima produzida pela parede do intestino é transformada em moléculas de glicose. Os outros tipos de açúcares também são divididos no jejuno e no íleo.
A última parte que é o íleo absorve as moléculas de alimento transformadas quimicamente pelas enzimas que são capazes de ganhar sangue na parede do intestino que irá distribuir as moléculas para todas as células do corpo.
Na região do íleo é absorvida toda a água presente no bolo alimentar.
Quando os restos alimentares chegam no intestino grosso continua o processo de absorção da água. É onde são formadas as fezes que serão eliminadas do corpo através do ânus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário