sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que são alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos são originados da engenharia genética. A manipulação dos materiais genéticos de seres vivos e de plantas, ultimamente vem avançando significativamente através de trabalhos e estudos. Os alimentos transgênicos são aqueles geneticamente modificados em laboratórios com a intenção de melhorar a qualidade. O que acontece é que os genes de animais e plantas são geneticamente manipulados ou combinados. Depois que são geneticamente modificados os expererimentos são implantados na pecuária e na agricultura. Na tentativa de aumentar o lucro e diminuir o custo, muitos países vêem adotando já há algum tempo esse método. Na agricultura são utilizadas técnicas de modificação de genes para controlar as doenças causadas por pragas, através da introdução de genes nas plantas, com isso as próprias plantas são capazes de produzir resistências que combatem as pestes que são presentes em lavouras. Os alimentos são geneticamente alterados o DNA através das sementes.
Quanto à comercialização desses alimentos modificados ainda é um assunto que gera muita polêmica, pois os interessados que no caso são os cientistas e os produtores se defendem alegando que essa tecnologia de modificação aumenta a produtividade, consequentemente derrubando o preço dos produtos, sem falar ainda que com a modificação dos genes, é reduzido o uso de agrotóxicos nas lavouras.
No Brasil a produção desse tipo de alimento é proibida, porém do jeito que o brasileiro se comporta ninguém pode garantir que o tomate que você está comendo não é geneticamente modificado. O que realmente acontece é que ninguém sabe se esse tipo de alimento faz bem ou mal. Por isso, os consumidores devem ir se acostumando com esses alimentos, pois eles podem estar sendo importados da Argentina ou dos Estados Unidos, onde já está liberada a comercialização e o cultivo desses alimentos. Muita gente fica em dúvida quando se trata de alimentos transgênicos, porque ninguém sabe se é melhor comprar produtos com agrotóxicos ou com os genes geneticamente modificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário