Na natureza existe uma vasta variedade de especiarias e ervas que tendem a diminuir o risco de doenças do coração. Umas diminuem o colesterol, outras reduzem os riscos de coágulos sanguíneos, outras melhoram a função circulatória. A lista dessas especiarias e ervas poderosas são impressionantes. O alho, açafrão, a linhaça e extrato de sementes de uva, folhas de alcachofra e de limão, todos demonstram habilidade de reduzir o nível de gordura em pacientes com colesterol elevado, mas o alho ganha de todas quando se trata de proteger a saúde do coração.
- Alho: Possui potencialidade maior que a cebola, a cebolinha, alho poro. Estudos comprovam que alho reduz o risco de ataques do coração e diminui o colesterol. O aquecimento do alho inutiliza e destrói a potencialidade. O alho baixa o nível da pressão sanguínea em algumas pessoas. O alho em pó representa melhor a composição do alho fresco que qualquer alho outro alho processado. Para manter boa saúde é recomendado consumir um dente de alho fresco por dia.
- Cebola: Contêm compostos que inibem a trombose e são considerados úteis para afinar o sangue. É um agente natural anticoagulante, contém substâncias que impedem a aglomeração das plaquetas. As pessoas que usam antioxidantes devem usar a cebola com cautela. Porem ela possui o maior poder adstringente e propriedades superiores que melhoram a saúde.
- Gengibre: Antiinflamatório, tem sabor picante. É rico em substâncias conhecidas como antivirais capazes de diminuir o risco de formação de coágulos, e é inibidor de coágulos.
- Açafrão: Tem sabor apimentado, quente e a cor dourada. A cor é originada do curumim, que é um poderoso composto antiinflamatório e antioxidante fenólico que protege contra doenças cardiovasculares, inibindo o infarto do miocárdio, diminuindo o colesterol, inibindo a oxidação e prevenindo a formação de coágulos.
- Sementes de uva: Os benefícios estão presentes na casca, na polpa e nas sementes. O extrato de sementes de uva contém alta concentração de proantocianidinas, potentes compostos flavonóides que agem como antioxidantes e são mais eficazes que as vitaminas C e E. Esses compostos inibem a oxidação das paredes das artérias e melhora a qualidade do sangue. O extrato de semente de uva reduz a permeabilidade e fragilidade do vaso capilar e pode ser usado como tratamento e prevenção de desordens vasculares ou circulatórias.
- Linhaça: Rica em fibras mucilaginosas, enquanto seu óleo é rico em ômega-3. A farinha de linhaça costuma ser adicionada a pães. A linhaça em pó é usada para diminuir o colesterol, combinada com seu conteúdo de fibra solúvel e baixos níveis de gordura saturada. Diminui o risco de coágulos sanguíneos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário