
O que muita gente não sabe e é o principal fator para se entender a importância dos antioxidantes no organismo é saber a razão da formação dos radicais livres e como eles trabalham no corpo. Os radicais livres são substancias que são liberadas no organismo através de moléculas que possuem cargas negativas e positivas, esse processo afeta o organismo de forma geral, causando sérios problemas para a saúde, podendo inclusive causar o câncer. Os radicais livres são liberados quando as células necessitam de oxigênio para a transformação de nutrientes em fontes de energia para o corpo. O processo de oxidação é responsável pela liberação das moléculas de radicais livres sejam liberados em nosso corpo. Diversas pesquisas apontam que alimentos podem ajudar no combate a diversas doenças, além de diversas prevenções. Essa teoria além de comprovada é um excelente caminho a ser tomado, já que a maioria dos alimentos são ricos em antioxidantes, sendo esse chá verde, cereais integrais além de muitos outros que combatem os radicais livres, aumentando significativamente a resposta do corpo a diversas condições que podem afetar as células do organismo. O mais interessante em uma alimentação regrada a ser seguida é que neste caso não é necessário recorrer a apenas uma fonte alimentar para obter todos os benefícios desses alimentos antioxidantes, pois está presente em diversos alimentos, os quais também podem contribuir também para outras condições favoráveis a saúde. Veja alguns alimentos mais ricos em antioxidantes:
- Cereais integrais: alimentos integrais como pães e macarrão são até três vezes mais antioxidantes do que os alimentos que os alimentos com farinha tradicional.
- Pipoca: com exceção as pipocas de micro-ondas, as de saquinhos contém quatro vezes mais antioxidantes que uma porção de frutas.
- Iogurte: o iogurte natural fornece em apenas um copo até 25% de vitamina B2 ao organismo, sendo a vitamina B2 necessária para a nossa alimentação diária. Mesmo que a vitamina B2 não seja um antioxidante, ela auxilia os antioxidantes presentes no organismo.
- Óleo de canola: o óleo de canola e outros azeites extra virgem são ricos em alfatocoferol, substancia da família da vitamina E. Uma colher de canola contem 16% das nossas necessidades diárias, e o melhor, essa substancia é oito vezes mais rica de oxidantes.
- Leite: quanto menos industrializado, melhor, pois maior é a quantidade de antioxidantes, o único problema que quanto menos industrializado, mais gordo e rico em gorduras é o leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário