sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cuidados na hora de comprar palmito

http://revistavivasaude.uol.com.br/upload/imagens_upload/Palmito_Cuidados.jpg

Atente-se aos cuidados na hora de comprar palmito. O grande perigo é o consumo do alimento cru e não em conserva

Quais cuidados devem ser tomados antes de adquirir palmito? Por que o alimento foi tão associado ao botulismo? Quem responde essas dúvidas é o professor Pedro Germano, sanitarista da Faculdade de Saúde Pública da USP e autor do livro Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos, que afirma não haver perigo quando o produto é vendido em conserva e, principalmente, se for de marcas confiáveis. Esse último fator é o mais importante, pois contaminações, por exemplo, por toxina botulínica não alteram a cor, o sabor ou o aspecto do alimento.

Por isso, ele aconselha: “Se não conhecer a procedência ou o fabricante, melhor não ceder à tentação. Procure sempre pelas marcas mais famosas, optando por adquiri-las sempre em grandes redes de supermercado”. Assim, é possível contar com a certeza de que o alimento apresenta tratamento adequado e que seu rótulo é idôneo. “Quanto às embalagens, certifique-se de que os vidros estejam fechados hermeticamente (pressionando a tampa no meio, ela não deve afundar) e que seu ponto de abertura esteja completamente lacrado”, ensina.

Se ao chegar em casa o pote abrir com muita facilidade, melhor não consumir, pois é indício de que a embalagem não estava sob vácuo. Evite também as latas amassadas ou enferrujadas. “É normal que a água da conserva seja levemente turva, mas em muitos produtos de má procedência já cheguei a observar partículas de terra, poeira e até pelos, devido às más qualidades do local do envase”, exemplifica. Difícil resistir àqueles palmitos grandes, inteiros, vendido sem feiras e beira de estradas. Mas esses, com freqüência, foram colhidos de maneira ilegal e embalados sem as devidas normas de higiene.

O grande perigo é o consumo do alimento cru, que pode estar contaminado com as bactérias do botulismo. Se nas conservas caseiras, de origem conhecida, podemos consumi-lo com segurança, fora de casa é sempre melhor evitar seu consumo ou preferir consumi-lo em estabelecimentos de sua confiança, restaurantes que nunca tiveram escândalo por doenças ou bloqueios da Vigilância Sanitária.

Recuse o palmito se: 
1. Ele for juçara de diâmetro inferior a 2,5 cm. Essas dimensões indicam que ele foi removido de uma planta jovem, provavelmente de extração ilegal. Do juçara, aceite apenas as frutinhas, cuja extração não mata a planta. Além de deliciosa se parecidas com as do açaí, são nutritivas e apresentama antocianina, bioflavonóide responsável pela coloração avermelhada de algumas frutas como a framboesa, a amora, a cereja, a uva, o morango, a jabuticaba e a acerola. Sua função é a de proteger contra os raios ultravioleta e contra a produção de radicais livres. Poderosa, hein?

2. Se for enorme, como aquele encontrado nas churrascarias. Esses também são juçara, tirados da floresta.
3. Notar irregularidade em alguma embalagem, ou nas estradas; avise imediatamente o Ibama, ligando para 0800-618080.


Nenhum comentário:

Postar um comentário