A dieta mediterrânea é um padrão alimentar que tem origem nas populações
da região do Mar Mediterrâneo. Conheça cardápio para seguí-la!
|
Considerada uma das terapias alimentares mais completas e equilibradas, a dieta mediterrânea se caracteriza por ser rica em fibras e priorizar o consumo de alimentos de origem vegetal. Um estudo realizado em 2013 pela Universidade de Barcelona revela que a dieta é a mais indicada para prevenir doenças do coração e pode reduzir em até 30% as chances de infarto ou derrame. "Foram realizados diversos estudos que comprovam que as pessoas da região do Mar Mediterrâneo eram mais saudáveis. Pra quem quer emagrecer também é uma ótima opção. A dieta rica em fibras mantem a pessoa saciada, regulariza o intestino e resulta até na beleza da pele e dos cabelos, por exemplo", coloca Ana Paula Cruz, nutricionista do Complexo Hospitalar de Niterói (RJ).
A especialista explica o que a dieta envolve o consumo de azeite de oliva, frutas oleagenosas -amêndoa, avelã, macadâmia, nozes, entre outras -, ervas para dar sabor aos alimentos ao invés do sal. "Ela estimula o consumo de água, legumes, verduras, alimentos integrais, muitas frutas e carnes magras", complementa Ana Paula.
Acompanhada do charme do vinho, exercícios físicos e refeição realizada em família, a rotina da dieta mediterrânea se torna importante aliada para manter boa qualidade de vida. Conheça exemplo de cardápio sugerido pela nutricionista Ana Paula Cruz:
Café da manhã:- Suco de fruta natural
- Pão integral ou torrada integral
- Geléia caseira de fruta sem açúcar
- Queijo ricota ou cottage
- Fruta
- Salada verde temperada com azeite de oliva e vinagre
- Filé de peixe com ervas finas
- Cenoura/ couve-flor/ vagem cozidos no vapor
- Arroz integral
- 100ml de vinho tinto
- Salada de fruta com granola
- Salada verde com tomate cereja, manga e damasco
- Arroz integral
- Omelete de espinafre com queijo
- Chá + fruta
Nenhum comentário:
Postar um comentário