Devido à empolgação com os jogos de futebol, alimentação saudável e prática de exercícios físicos acabam sendo trocados pelo estresse, gordura e álcool
Época de Copa do Mundo, muita torcida, muito estresse, muito cigarro, muita bebida alcoólica, muita comida, muita extravagância e pouco exercício físico durante um mês, uma longa temporada.
É uma grande alegria sediar o Mundial. Os brasileiros, são muito receptivos e participativos, vibram com os jogos, com os gols e estão esperançosos com o hexa. Mas, durante a Copa, alguns torcedores esquecem totalmente os bons hábitos ligados à alimentação, aos exercícios e ao sono.
Cuidados a serem tomados no retorno às atividades físicas:
- O importante é voltar devagar, diminuir a quilometragem normalmente percorrida nas corridas, nas caminhadas, na natação ou no ciclismo, para evitar lesões ou outras complicações.
- O alongamento deve estar sempre presente antes e depois da prática de exercícios localizados ou aeróbicos e das atividades esportivas. Procurar trabalhar o tempo todo com a respiração.
A freqüência da atividade física é muito importante tanto para o ganho de massa muscular como para a resistência cardiovascular. O conjunto das atividades muscular e aeróbica acompanhado da boa alimentação leva ao organismo saudável. Nas atividades aquáticas, trabalhamos a parte aeróbica, o fortalecimento muscular, alongamento e relaxamento durante a mesma atividade.
Com o avanço da idade, a pressão exercida pela gravidade sobre o corpo leva a uma fraqueza muscular e a uma inclinação do corpo a frente pela curvatura da coluna. É necessário fortalecer toda a musculatura das costas para vencer a gravidade. O importante é trabalhar tanto a musculatura esquelética como a cardíaca, que são os objetivos das atividades na água.
A vantagem de trabalhar-se na água é que é imperativo respirar o tempo todo, coordenando os exercícios com a respiração, o que é importante para o aumento da resistência cardiorrespiratória.
Existem dois tipos de cansaço. O periférico está ligado aos membros inferiores, ou seja, as pernas, que precisam ser trabalhadas para ficarem mais fortes. O central está ligado ao funcionamento dos pulmões e do coração, a resistência cardiorrespiratória, que aumenta com os exercícios aeróbicos progressivos como nadar, correr, pedalar, caminhar, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário