
O zinco é um dos minerais mais importantes do nosso organismo. Esse mineral é encontrado no fígado e no pâncreas. Ele é indispensável na síntese de algumas enzimas. O zinco é em grande parte eliminado pelo intestino.
O zinco é fundamental para a nutrição do corpo humano, pois o açúcar e a proteína dos alimentos não absorvidos dependendo da presença eles exercem uma ação que beneficia a hipófise.
O zinco possui propriedades antioxidantes que são fundamentais para o funcionamento dos órgãos reprodutores, além de beneficiar as atividades cerebrais.
Conheça os alimentos que são ricos em zinco:
Frutas como banana, abacate, ameixa, figo, abacaxi, framboesa, laranja, maçã, uva, pêssego, melão, morango, pêra e manga.
Legumes como acelga, agrião, alface, abóbora, beterraba, brócolis, batata doce, batata, cebola, cogumelo, couve flor, cenoura, espargo, feijão, ervilha, espinafre, feijão branco, feijão verde, fava, nabo, pepino, repolho, tomate, pimentão, rabanete.
Cereais e leguminosas como arroz integral, arroz, centeio, aveia, grão de bico, lentilhas, seja, farinha de flocos de milho, farinha integral, pão de centeio, pão integral, farinha de trigo.
Frutos secos como castanha de caju, ameixa seca, amêndoas, amendoim, tâmaras, uva passa, banana passa, maçã passa, nozes, castanha do Pará.
Peixes como camarão, lulas, camarão, caranguejo, ostras, mexilhões.
Outros alimentos como chá verde, carne, fígado, chocolate, leite e os seus derivados (de preferência aos alimentos a base de soja).
Quando o organismo começa sentir falta de zinco podem ocorrem sintomas como: falta de memória, depressão, cansaço, fadiga, atraso no crescimento, queda de cabelo, perda de peso, falta de apetite e até aparecimento de acne.
É importante se alimentar regularmente com alimentos ricos em zinco. Se o consumo do zinco for exagerado pode causar debilidade no sistema imunológico e diminuir os níveis do colesterol bom no sangue.
A carência do zinco pode causar dificuldade de cicatrização, impotência sexual, unhas quebradiças e problemas de pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário