
Desde sempre o mel é utilizado pelos homens. O uso do mel não deveria ser apenas para adoçar alguns alimentos e sim para substituir de vez o açúcar, pelo fato do açúcar ser um alimento de altíssima qualidade, ter diversas substâncias que nos beneficiam no equilíbrio dos processos biológicos do nosso organismo, além de ser rico em energia.
O fato de o mel ser ótimo alimento e de excelente qualidade para a saúde não é suficiente para suprir todas as nossas necessidades nutricionais. Apesar das qualidades, o mel é o único alimento que possui inúmeras propriedades terapêuticas, por esse motivo ele é usado na medicina popular de inúmeras formas associado à fitoterapia.
Na sua composição o mel contém vitamina A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e biotina.
O mel é aromático, viscoso e açucarado devido ao néctar das flores que as abelhas produzem. A fonte do néctar que origina o mel, a espécie das abelhas que produzem está relacionada com o aroma, viscosidade, propriedades medicinais, coloração e o paladar.
As abelhas transportam o néctar até a colméia, onde ocorrem algumas mudanças na sua composição química para ser armazenado nos alvéolos. Durante o transporte para a colméia, a secreção das glândulas hipofaringeanas entre outras glândulas acrescentam e introduzem ao material original. O mel é uma solução saturada de açúcares, água e mais alguns componentes da fonte floral que se originou, conferindo assim um grau alto de complexidade.
A composição básica é água, glicose, frutose, maltose, sacarose, lactose, nitrogênio, diástase.
O principal componente do mel são os açúcares (glicose, monossacarídeos e frutose), basicamente representam 80% da total quantidade. Os outros 10% são compostos de (sacarose, maltose e dissacarídeos).
Os diferentes tipos de açúcares com alta concentração são responsáveis pelas propriedades físicas do mel, (densidade, capacidade de granulação, viscosidade, hiposcopicidade e valores calóricos).
A água que está presente na composição do mel possui um papel muito importante nas suas características e na sua qualidade.
O mel contém também cloro, enxofre, manganês, magnésio, dióxido de silício, cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio, proteínas, ácidos, água e minerais.
É muito importante incluir o mel na sua alimentação diária, pois faz muito bem para a saúde. Adicione mel, no iogurte, no pão, nas frutas amassadas, na sua vitamina ao invés de usar o açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário