terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como evitar as varizes na gravidez

A gravidez é um período em que há diversas mudanças físicas e as futuras mamães acabam enfrentando grandes desafios para se manter bonitas. As varizes infelizmente estão entre essas transformações corporais, e exigem ainda mais atenção que antes de você ficar grávida. Alguns cuidados simples são capazes de evitar complicações ou até mesmo impedir que o problema apareça. Tipicamente, o problema de varizes atinge membros inferiores, podendo surgir ramificações pequenas de coloração roxa ou avermelhada, conhecidas como “vasinho”. Na maioria das vezes, o aparecimento das varizes se dá em virtude do mau funcionamento das válvulas venosas que tem a tarefa de bombear o sangue de volta ao coração. Os hormônios são a ligação eterna das mulheres e as varizes, fazendo com que as mulheres sejam as maiores vitimas deste problema. A progesterona, por exemplo, favorece a dilatação das veias, por este motivo também, é freqüente o aparecimento dessa doença em gestantes. No caso das gestantes, outro fator determinante é o desenvolvimento do útero, pois o órgão acaba exercendo pressão sobre as veias da região pélvica e na cava inferior (que é responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores e da cavidade abdominal), aumentando a pressão sanguínea sobre os vasos das pernas. Outro fator importante é o genético, a hereditariedade é preponderante. Em casos da primeira gravidez, os sinais somem entre três e quatro meses, já aquelas que aparecem a partir da segunda gestação tendem a permanecer depois do nascimento do bebê. A sensação de queimação e inchaço demasiado nas pernas, juntamente de dor e cansaço, são alguns dos sintomas associados a este problema.
O tratamento depende do tipo e da quantidade de varizes existentes e deve ser indicado por um especialista. Dentre as intervenções estão: escleroterapia química, que normalmente é usada em casos de microvarizes. O laser escleroterapia, o laser endovenoso, por radiofreqüência e a cirurgia. Porém, quem pretende se livrar do problema precisa ter uma quantia razoável de paciência.
Prevenção e tratamento
Veja alguns tipos de prevenção simples:
- Pratica de exercícios de preferência diariamente;
- Sempre que possível, sente com as pernas para cima, isso ajuda a circulação sanguínea;
- A veia cava inferior está localizada no lado direito do corpo, deitando-se do lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão sobre ela, o que melhora a circulação;
- Vestir meias elásticas não elimina, mas previne o agravamento do problema;
- Não cruze as pernas ao sentar;
- Controlar o peso e reduzir esforços minimizam o surgimento do problema durante a gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário