A globalização de hábitos e costumes derrubou praticamente todas as fronteiras mundiais. As doenças que antes eram detectadas apenas em determinados grupos populacionais podem ser diagnosticadas também em outros. Entretanto, permanece ainda a força genética com fator de prevalência de algumas enfermidades. veja os alimentos mais indicados para cada grupo. Os alimentos listados são ideais para cada grupo que étnico, em razão de suas características genéticas. Mas é claro que podem ser consumidos por todos os grupos, até que a nutrigenômica e a nutrigenética digam o contrário.
- Brancos: Prevalência de mutações genéticas associadas à diabetes, endometriose, doenças cardíacas, câncer de mama e próstata. Tomate (licopeno – combate o tumor da próstata), Alho (alicina – reduz o risco de coágulos e diminui a glicose e o colesterol), Uva (flavonóides, resveratrol – antioxidante combate danos ao DNA e protege o coração), Aveia (fibras solúveis e B-glucana – reduz a absolvição do colesterol), Brócolis (sulforatano – elimina as toxinas do fígado e protege contra o tumor de mama e de próstata).
- Orientais: Variações genéticas podem ser identificadas, além das doenças adquiridas por influencia da ocidentalização de hábitos culturais: diabetes, infartos e acidente vascular cerebral. Arroz integral (orizanol e fitoesteróis – antioxidante e combate ao colesterol), Soja (isoflavonas e saponinas – protege contra o câncer de mama e mantém a integridade dos vasos sanguíneos), Cenoura (betacaroteno – ação antioxidante), Açafrão (curcumina – antiinflamatório, diminui o risco de câncer de estomago), Quinua (proteínas, fibras, gingerol e shagaol – auxilia o fígado a eliminar toxinas e reduz o risco de coágulos).
- Negros: Esse grupo apresenta mutações genéticas associadas à hipertensão, enfermidades de pele e câncer de pulmão. Azeite extra-virgem (ômega-9, B-sitosterol – efeito anti-hipertensivo), Abacate (B- sitosterol – anti-inflamatório), Cenoura (betacaroteno, vitamina A – protege contra doenças da pele), Alho (Alicina – combate o mau colesterol), Castanha do Pará (vitamina E, selênio – antioxidante), Uva (polifenóis, antocianidinas – antioxidante).
Nenhum comentário:
Postar um comentário