sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quais as reações da vacina H1N1


A campanha de vacinação contra a influenza A, popularmente conhecida como gripe suína, está causando muita polêmica em relação às reações que está causando nas pessoas. Mas é bom a população saber que os efeitos colaterais que a vacina proporciona são os mesmos que qualquer outro medicamento, especificamente no caso da vacina contra a gripe A varia de pessoa para pessoa, embora não apresente sintomas graves. Os principais efeitos colaterais são dores no corpo, vermelhidão na pele, moleza, cansaço, febre e dor no local que foi aplicada a injeção que pode durar até três dias. Vale ressaltar que a vacina não causa aborto espontâneo em gestantes que estão no primeiro trimestre da gravidez e nem gripe. Nem todas as pessoas vão tomar o mesmo tipo de vacina, pois ela possui adjuvantes que são misturados que estimulam o sistema imunológico. O ideal seria todas as pessoas tomarem a vacina, pois ela reduz em grande escala a possibilidade de contrair o vírus e de transmitir para as outras pessoas que não podem tomar a vacina, como por exemplo, as pessoas que são alérgicas a clara de ovo ou mertiolate.
Em algumas regiões do país as vacinas foram liberadas apenas para aquelas pessoas que estão dentro do grupo de risco, como os portadores de doenças crônicas, crianças, adultos de 20 a 39 anos e as grávidas, que são os casos de maior prioridade. Quem tomou a vacina contra a gripe A, pode tomar a vacina contra a gripe comum, porque cada vacina protege contra cada tipo de vírus. Das 65 milhões de pessoas que foram imunizadas no mundo todo com a vacina, não ocorreu nenhum sintoma grave e adverso. As pessoas devem se tranquilizar e manter o equilíbrio após a aplicação da dose da vacina, pois as reações são consideradas normais
O assunto está causando polêmica, pois as pessoas não sabem o que acontece quando a pessoa que foi vacinada começa a apresentar reações, logo vão pensando que a vacina vai transferir o vírus para a pessoa, o que não é verdade, já que as reações da vacina podem durar até 48 horas após a dosagem. As informações que as pessoas fazem circular na internet nem sempre é verdade, é muito importante ressaltar que o que andam dizendo por aí que a vacina contém mercúrio que mata, nas gestantes pode causar aborto e autismo nas crianças não é verdade. Nem tudo o que circula é verdade, então não deixe de se imunizar contra a gripe A, pois assim você se mantém imunizado e não corre o risco de transmitir o vírus para as outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário