
O diabetes é uma das doenças que mais matam no Brasil e está atingindo as pessoas cada vez mais cedo. A verdade é que é muito mais fácil prevenir do que literalmente, depois remediar. Há pouco tempo atrás, o diabetes tipo 2 fazia parte das doenças associadas ao grupo de doenças do envelhecimento natural da pessoa. O Ministério da Saúde adverte: o crescimento da doença em pessoas com idade inferior a 40 anos é alarmante e o perfil mudou os riscos ainda são os mesmos e o cuidado deve ser redobrado para que você não seja mais um número desta doença que tem feito vítimas precoces de doenças como infarto e derrame. Para quem não acredita, basta olhar as recentes estatísticas em relação à doença. No Brasil, hoje temos cerca de seis milhões de portadores acima dos 18 anos, o número por si só é muito preocupante, mas ainda assim, as autoridades da saúde admitem que a situação é muito mais preocupante já que pelo menos a metade das pessoas não sabem que são portadores da doença e sem o diagnostico correto e sem os principais sintomas faz com que essas pessoas só tomem conhecimento quando o diabetes já está gerando complicações mais sérias.
No diabetes do tipo 2, a produção de insulina não é suficiente para que sejam controlados os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Este problema é a chamada resistência à insulina. Segundo os órgãos de saúde brasileiros esse tipo de diabetes é oito vezes mais comum que o tipo 1, qual também é chamado de diabetes juvenil. Que neste caso, é auto-imune e caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina.
Para a prevenção há duas orientações básicas: alimentação correta e exercícios físicos. Por mais que especialistas repitam isso por inúmeras vezes, a mudança que deve ser feita no estilo de vida que é fundamental para a prevenção e também para o sucesso do tratamento, ainda é bastante complicada. A prevenção das doenças se dá por uma alimentação equilibrada, evitando obusos de doces e gorduras, associadas a pratica de exercícios físicos regularmente. Uma dieta rica em fibras e com menor quantidade gorduras, por exemplo, é a recomendação básica dos especialistas. No caso dos exercícios físicos, é tão simples que até algumas caminhadas semanais já acabam com qualquer possibilidade de contrair a doença. Estas duas receitas de prevenção não são apenas para o diabetes, esses dois aliados da saúde são totalmente indicados para a prevenção de diversas outras doenças como, cardíacas, ósseas, etc. Para muitos, todos esses motivos já serão o suficiente, para outros nem tanto. Para os que não acreditam, os riscos como massa corporal e predisposição genética também podem contribuir fortemente para a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário